Últimas Publicações

Curso de pós-graduação da UFSCar forma profissionais para o novo mercado audiovisual

O mercado audiovisual está em constante transformação, a partir das possibilidades da convergência midiática e da produção de conteúdos para multiplataformas. O atual cenário exige profissionais mais bem preparados para atender às demandas de uma nova lógica de criação e distribuição. Nesse sentido, a UFSCar oferece a especialização em Produção de Conteúdo Audiovisual para Multiplataformas (EAM), que recebe inscrições para uma nova turma até o dia 29 de abril. Com uma abordagem multidisciplinar e um corpo docente diversificado composto por especialistas, o curso é voltado a profissionais da Comunicação – televisão, cinema, marketing, publicidade, design etc. – e demais interessados no estudo das relações entre franquias de mídia, processos comunicacionais e conteúdos em rede. Durante o curso, os estudantes têm acesso a disciplinas relacionadas à transmídia, vídeos sob demanda, projetos multiplataformas, empreendedorismo e inovação audiovisual. O único pré-requisito é ser graduado. As aulas são realizadas quinzenalmente, aos sábados, no Campus São Carlos da UFSCar. As inscrições podem ser feitas pela Internet, no site, onde estão disponíveis outras informações. O curso está vinculado ao Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som (GEMInIS) do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som (PPGIS) da UFSCar. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail especializacao.multiplataforma@gmail.com.

Engenharia Civil da UFSCar oferece especialização no modelo construtivo em aço

O Departamento de Engenharia Civil (DECiv) da UFSCar está com inscrições abertas para o curso de especialização em Projeto e Produção de Estrutura em Light Steel Frame (LSF) – sistema construtivo industrializado em aço galvanizado. O LSF é um modelo construtivo que pode ser aplicado em construções residenciais e comerciais e que proporciona mais rapidez, qualidade, flexibilidade e, consequentemente, economia. É o sistema construtivo mais empregado nos Estados Unidos e Europa e tem grande potencial de incremento de aplicação no Brasil. O sistema é formado por perfis de aço galvanizado leves e os revestimentos, lajes e divisórias são pré-fabricados. São construções que não utilizam tijolo ou cimento, sendo que o concreto convencional é utilizado apenas nas fundações. O curso é voltado a engenheiros e arquitetos interessados no modelo. Fazem parte do conteúdo disciplinas de introdução ao LSF, sistemas, componentes e complementos, como divisórias, acabamentos e cobertura, processos de fabricação e montagem e análise estrutural. As aulas são quinzenais por cinco sábados – dias 20 de maio, 3 e 17 de junho e 1º e 15 de julho, das 8 às 17 horas. A carga horária total será de 35 horas. As inscrições se encerram no dia 12 de maio e podem ser feitas pelo site. Mais informações pelo telefone (16) 3351-9663 ou pelo e-mail alex@ufscar.br.

Empresa Junior oferece curso de Excel

A Physis Jr., Empresa Júnior da Engenharia Física, está com inscrições abertas até 29 de abril para o curso de Excel. O curso é dividido entre os módulos básico, intermediário, avançado e introdução ao VBA (Visual Basic for Application). As inscrições podem ser feitas pela Internet. Mais informações sobre os cursos, como datas e valores, podem ser obtidas no site ou pelo e-mail excel@physisjr.com.

Cursos de Português para Estrangeiros da UFSCar têm inscrições abertas até quinta-feira, 27 de abril

Estão abertas até a próxima quinta-feira, dia 27 de abril, as inscrições nos cursos de Português para Estrangeiros a serem oferecidos neste primeiro semestre de 2017 pelo Centro de Referência de Português para Estrangeiros da UFSCar. Há vagas para os níveis Básico I e II, Intermediário I e II e Avançado I. Nos níveis Básico I e II, são oferecidas turmas distintas para falantes de Espanhol e para falantes de outras línguas. As atividades são voltadas para pessoas estrangeiras em geral, especialmente para aquelas que estão no País realizando cursos de graduação ou pós-graduação e para profissionais de outros países que estejam atuando no Brasil. Para se inscrever, as pessoas interessadas devem preencher formulário online, no qual constam os horários das aulas e a relação dos cursos oferecidos, bem como informações sobre procedimentos complementares, incluindo o pagamento de taxa no valor de R$ 200 (parcela única) para pessoas da comunidade externa. Para as pessoas que têm vínculo com a UFSCar, será solicitado o valor de R$ 30 para custear materiais, valor a ser pago conforme instruções que serão encaminhadas por e-mail às pessoas inscritas. As aulas terão início no dia 27 de abril e seguem até 8 de julho. Mais informações pelo e-mail cenple@ufscar.br.

Inscrições no mestrado em Ciência da Informação estão abertas até 10 de abril

Até o dia 10 de abril, o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da UFSCar está com inscrições abertas para o curso de mestrado acadêmico. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail ppgci@ufscar.br, com o envio da ficha de inscrição disponível no site do Programa. O PPGCI possui duas linhas de pesquisa “Conhecimento e Informação para Inovação” e “Tecnologia, Informação e Representação” e estão sendo ofertadas cinco vagas por linha. O processo seletivo é constituído por quatro etapas, sendo três classificatórias e uma eliminatória. As etapas classificatórias são prova de compreensão e interpretação em Língua Inglesa, avaliação do projeto de pesquisa e avaliação do currículo Lattes; a etapa eliminatória é a defesa oral do projeto de pesquisa. As provas serão entre os dias 25 e 28 de abril. A divulgação da classificação de todos os candidatos por linha de pesquisa será feita no site do Programa no dia 8 de maio e o início das aulas está previsto para agosto de 2017. Mais informações sobre o Programa e o processo seletivo estão disponíveis no site ou pelo e-mail ppgci@ufscar.br.

Inscrições para curso de Libras serão na próxima terça-feira, 28 de março

O Instituto de Línguas (IL) da UFSCar informa que estarão abertas na próxima terça-feira, dia 28 de março, das 10 às 13 horas, as inscrições para formação de uma turma de Língua Brasileira de Sinais – Libras Nível I a ser oferecida às terças e quintas-feiras, das 9 às 11 horas, a partir de 4 de abril. Serão ofertadas 25 vagas e haverá distribuição de senhas para realização das inscrições. As pessoas interessadas devem comparecer à secretaria do IL, no edifício AT 10, na área Norte do Campus São Carlos.

Instituto de Línguas: Testes de nivelamento para cursos gratuitos de Inglês acontecem na próxima semana

O Instituto de Línguas (IL) da UFSCar oferecerá à comunidade universitária neste semestre oito turmas de cursos de Inglês, do nível Básico 1 ao Intermediário Superior 2. Para esses cursos, 90 vagas serão preenchidas a partir de testes de nível que acontecerão na semana que vem, nos dias 29, quarta-feira (das 9h30 às 13h30 e das 15 às 18 horas), e 30, quinta-feira (das 15 às 18 horas e das 19 às 22 horas). Não é necessário realizar inscrição prévia para os testes, bastando comparecer à secretaria do IL (na sala 11 do edifício AT 10, na área Norte do Campus São Carlos). O teste prevê a redação de um breve texto e entrevista, o que não deve ultrapassar 60 minutos no total (sendo que o tempo total pode variar em função do número de pessoas presentes e, assim, do número de senhas que serão distribuídas por ordem de chegada). Os cursos serão ministrados em horário de almoço e finais de tarde, em um calendário a ser definido após pesquisa de demanda que será realizada juntamente com o teste de nível. Caso haja mais pessoas interessadas do que vagas, será feito sorteio na presença de candidatas e candidatos, em data a ser divulgada posteriormente. Apenas as pessoas que fizerem o teste de nível poderão concorrer às vagas. Mais informações pelo e-mail institutodelinguas@ufscar.br ou no Facebook do IL.

UFSCar oferece pós-graduação para profissionais do setor sucroenergético

Está aberto, até o dia 10 de março, o período de inscrições para a 13ª turma do programa de Master of Technology Administration (MTA) em Gestão Industrial Sucroenergética, oferecido pela UFSCar. O programa é pioneiro nesta área com o foco em Administração de Tecnologia e aborda questões básicas como matéria-prima, geração de energia, produção de álcool e cana-de-açúcar orgânica, logística, mercado, controle de qualidade, novas tecnologias e gestão. Podem participar engenheiros, administradores, economistas, tecnólogos e demais profissionais com formação em nível superior que exercem ou pretendem exercer atividades relacionadas ao setor sucroenergético. O corpo docente é formado, em sua maioria, por professores do Departamento de Tecnologia Agroindustrial e Socioeconômica Rural (DTAiSeR) da UFSCar, além de colaboradores da iniciativa privada. As aulas serão ministradas na cidade de Sertãozinho (SP), nas dependências da Universidade Corporativa do Setor Sucroenergético (Uniceise), a partir do dia 18 de março em encontros quinzenais, aos sábados. O curso, com duração de 1 ano e 8 meses, tem a parceria do Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis (Ceise-BR) e é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Os interessados devem enviar a ficha de inscrição disponível no site, juntamente com o Curriculum Vitae para o e-mail mta@cca.ufscar.br. A seleção dos candidatos será feita por meio de análise curricular. Mais informações pelo telefone (19) 3543-2614.

Pós-graduação em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo tem inscrições abertas até o dia 10 de março

Está aberto, até o dia 10 de março, o período de inscrições para IV turma de pós-graduação em “Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo (ABA)”, oferecida pelo Instituto LAHMIEI, vinculado ao Departamento de Psicologia (DPsi) da UFSCar. Trata-se do primeiro curso de pós-graduação no Brasil voltado exclusivamente ao comportamento do autista e tem como principal objetivo capacitar profissionais para atuarem de acordo com os princípios da ABA (Applied Behavior Analysis – Análise do Comportamento Aplicada). As vagas estão abertas aos profissionais das áreas de Psicologia, Educação, Fonoaudiologia, Medicina, Enfermagem, Terapia Ocupacional, Educação Física, Fisioterapia, Direito, dentre outras. Pais e educadores de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo, que sejam graduados, também podem participar. O processo de seleção acontece por meio da análise do Currículo Lattes, com caráter classificatório. O curso é presencial com aulas quinzenais no Campus São Carlos da UFSCar. A duração prevista da especialização é de 24 meses, com início no mês de março de 2017. Os concluintes receberão o título de Especialista, na área do curso, válido e reconhecido em todo o território nacional, com certificado da UFSCar. O investimento é de 24 parcelas mensais de R$ 405. Os interessados podem se inscrever pelo site www.autismoufscar17.faiufscar.com. Mais informações pelo e-mail autismoufscar@gmail.com ou pelos telefones (16) 3306-6712 ou (16) 3351-8498.

UFSCar oferece primeiro curso do Brasil em Fisioterapia Neurofuncional

Com o objetivo de capacitar fisioterapeutas para atuarem nos diferentes níveis de tratamento das doenças neurológicas, a UFSCar oferece pela primeira vez no Brasil o Curso de Especialização em Fisioterapia Neurofuncional. As inscrições ficam abertas até 28 de fevereiro pelo e-mail ufscarneurofuncional@gmail.com. As aulas teóricas e práticas serão ministradas por professores renomados para turmas reduzidas. O curso tem início em março de 2017, com aulas presenciais a cada 21 dias, e seguem até o mês de julho de 2018. Mais informações no Facebook ou pelo telefone (16) 3306-6883.