Últimas Publicações

Inscrições abertas para Aciepe sobre Investigação aplicada à Saúde Coletiva

Estão abertas as inscrições para a Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (Aciepe) “Investigação aplicada à Saúde Coletiva”, coordenada por Geovane Gurgel Aciole, docente do Departamento de Medicina (DMed) da UFSCar. A proposta é gratuita e aberta a estudantes, profissionais e gestores da área da Saúde. O objetivo é possibilitar aos participantes a vivência com investigação aplicada ao campo chamado de Saúde Coletiva, em um contexto interdisciplinar e cooperativo e de conhecimento a partir da prática cotidiana nos serviços e ações. A atividade utilizará técnicas e procedimentos centrados no aluno, como dinâmica de grupo, estudo de textos, trabalho de campo, entre outros. As aulas têm início no dia 23 de agosto e a previsão de encerramento é no dia 13 de dezembro. Os encontros serão semanais, às quartas-feiras, das 17 às 20 horas, no DMed, na área Norte do Campus São Carlos. São ofertadas 20 vagas e as inscrições já estão abertas. Os integrantes da comunidade interna da UFSCar devem se inscrever pelo ProGradWeb e os demais interessados podem fazer a inscrição pelo e-mail gescufscar@gmail.com. O cronograma da Aciepe está disponível aqui e mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail das inscrições.

Aciepe sobre genética médica recebe inscrições até 26 de julho

Foram prorrogadas até o dia 26 de julho as inscrições para a Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (Aciepe) “Tópicos de Genética Médica”, coordenada pela professora Débora Gusmão, do Departamento de Medicina (DMed) da UFSCar. O objetivo da Aciepe é ampliar a formação de estudantes e profissionais das áreas Biológicas, da Saúde e da Educação Especial, em relação à genética, revisando os principais conceitos da genética humana e médica a partir da constatação das suas implicações na prática clínica. São ofertadas 10 vagas para estudantes de graduação em Enfermagem, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Gerontologia, Educação Física, Psicologia, Educação Especial, Biologia e Biotecnologia. Os interessados devem enviar a ficha de inscrição preenchida para o e-mail debora.gusmao@gmail.com até o dia 26 de julho. A seleção será baseada no histórico escolar do aluno. O primeiro encontro acontece no dia 10 de agosto, às 17 horas, no Auditório do DMed, na área Norte do Campus São Carlos. Mais informações podem ser acessadas na ementada proposta ou pelo e-mail da coordenadora.

Prazo de inscrição para curso sobre Ferramentas da Qualidade vai até o dia 23 de julho

Estão abertas as inscrições para os cursos de Ferramentas da Qualidade e de Design of Experiments (DOE) oferecidos pelo Campus Sorocaba da UFSCar. Os cursos são dois de um total de cinco módulos que fazem parte da certificação Green Belt em Six Sigma (Seis Sigma) e se destinam a pessoas que buscam atualização com enfoque em controle e melhoria de processos e que possuam conhecimentos básicos em Informática e Estatística. Cada curso possui duração de 20 horas, com encontros presenciais, nas dependências do Campus Sorocaba. O curso de Ferramentas da Qualidade, com inscrições abertas até 23 de julho, acontecerá de 31 de julho a 4 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 19 horas às 22h40. O curso de Design of Experiments (DOE), com inscrições até 20 de agosto, acontece de 9 de setembro a 16 de dezembro, com aulas ocorrendo em sábados alternados, das 9 às 12 horas. Os cursos, que estão associados ao Projeto de Extensão “Estatística aplicada à melhoria de processos”, serão ministrados pelos professores Ricardo Coser Mergulhão, do Departamento de Engenharia de Produção (DEP-So), e Júlio César Pereira, do Departamento de Ciências Ambientais (DCA-So). Mais informações sobre os cursos e o procedimento de inscrição estão disponíveis no site www.ceaadsor.ufscar.br. Outras dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail ceaadsor@ufscar.br ou pelo WhatsApp (15) 98135-6122.

Programa de Pós-Graduação em Educação Especial recebe inscrições para 2018

O Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEs) da UFSCar publicou os editais do processo seletivo para ingresso em seus cursos de mestrado e doutorado em 2018. As inscrições serão realizadas de 20 de julho a 11 de agosto e a isenção da taxa de inscrição deve ser solicitada até o dia 27 de julho. As informações detalhadas sobre todo o processo estão disponíveis no site do PPGEEs. O PPGEEs, cujo curso de mestrado foi criado em 1978, foi o primeiro programa de pós-graduação em Educação Especial implantado no Brasil e segue sendo o único específico na área até hoje. O Programa recebeu conceito 6 na última avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), sendo, assim, considerado de excelência. Sua área de concentração é Educação do Indivíduo Especial, e são quatro as linhas de pesquisa: Aprendizagem e cognição de indivíduos com necessidades especiais de ensino; Implementação e avaliação de programas alternativos de Ensino Especial; Práticas educativas e de prevenção: processos e problemas; e Produção científica e formação de recursos humanos em Educação Especial. O processo seletivo – tanto para o mestrado quando para o doutorado – é composto de duas etapas eliminatórias. A primeira será prova de compreensão e expressão escrita em Português e em Inglês, a ser realizada no dia 13 de setembro. De 12 a 20 de setembro deverá, então, ser entregue projeto de pesquisa, cujas avaliação e defesa oral constituirão a segunda etapa da seleção, a ser realizada de 17 de outubro a 1º de novembro. Mais informações sobre o processo – bem como sobre o Programa, o corpo docente, disciplinas, teses e dissertações já defendidas, dentre outras – devem ser conferidas no site do PPGEEs.

Programa de Pós-Graduação em Educação tem inscrições abertas até 21 de julho

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFSCar está com inscrições abertas até a próxima sexta-feira, dia 21 de julho, no processo seletivo para ingresso em seus cursos de mestrado e doutorado em 2018. Todas as informações referentes ao processo devem ser conferidas nos documentos disponíveis no site do Programa. Este é o primeiro processo seletivo do PPGE após a aprovação de seu programa de ações afirmativas, voltado à garantia da diversidade e da equidade no acesso à pós-graduação. Neste processo, estão sendo reservadas 20% das vagas a estudantes negros, indígenas e com deficiência. Essa reserva será progressivamente ampliada, chegando a 35% em 2021. Mais informações estão disponíveis no Portal da UFSCar.

Pós-graduação em Terapia Ocupacional da UFSCar recebe inscrições na seleção para mestrado e doutorado

Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional (PPGTO) da UFSCar receberá, entre 24 de julho e 11 de setembro, as inscrições na seleção 2018 para os cursos de mestrado e doutorado. As linhas de pesquisa do Programa são “Promoção do desenvolvimento humano nos contextos da vida diária” e “Redes sociais e vulnerabilidade”. O processo seletivo para o curso de mestrado constará de três etapas: prova de habilidades em comunicação escrita e prova de Língua Inglesa instrumental; avaliação do projeto de pesquisa; e defesa oral pública do projeto de pesquisa. Na seleção para o doutorado, as etapas são avaliação e defesa oral pública do projeto de pesquisa. As inscrições devem ser feitas conforme as instruções presentes nos editais do mestrado e doutorado, disponíveis no site do Programa. O pedido de isenção da taxa de inscrição pode ser feito entre 24 de julho e 7 de agosto, também conforme as orientações dos editais. Mais informações pelo e-mail ppgto@ufscar.br ou pelo telefone (16) 3351-9787.

Servidores da Universidade podem concorrer a três vagas gratuitas em curso sobre tratamentos em saúde com e sem medicamentos

O tratamento de uma doença – por meio de medicamentos ou de outro tipo de intervenção – depende sempre da análise criteriosa de um profissional da saúde. A capacitação dos profissionais responsáveis pelos diagnósticos e prescrições de tratamentos é fundamental. Por isso, o Departamento de Ciências Fisiológicas (DCF) da UFSCar oferece, pela segunda vez, o curso de especialização em Farmacologia Clínica e Abordagens não Farmacológicas na Prática Clínica, com uma proposta que valoriza o trabalho multiprofissional. O objetivo é capacitar profissionais da área da saúde para o correto manejo, administração e acompanhamento de tratamentos farmacológicos. Mas, também são apresentadas abordagens não farmacológicas que possam contribuir ou até substituir o tratamento farmacológico. Devido à complexidade na utilização de medicamentos, bem como das terapias que não utilizam remédios, é que a UFSCar oferece esse curso, cujo conteúdo será ministrado por especialistas em farmacologia, prática de exercícios físicos, nutrição, fisioterapia e laserterapia. As inscrições estão abertas e são oferecidas 50 vagas. Servidores integrantes do quadro de pessoal permanente da UFSCar podem concorrer a três vagas gratuitas. As aulas começam no dia 4 de agosto e serão quinzenais, às sextas-feiras, no Campus São Carlos, das 19 às 23 horas, e aos sábados, das 7 horas às 18h30, com duração de 12 meses. As inscrições devem ser feitas pelo site www.farmacologiaclinica.ufscar.br. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail farmaco.cl.ufscar@gmail.com.

Curso a distância para professores alfabetizadores recebe inscrições

A equipe do programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) na UFSCar oferecerá, de agosto a novembro (em um total de 60 horas distribuídas em quatro módulos), o “Ciclo de formação de professores alfabetizadores a partir do material Bricolinguagem“. O curso será desenvolvido a distância, na plataforma Moodle, e é inteiramente gratuito. Podem se inscrever, a partir de 1º de julho, docentes dos primeiros anos do Ensino Fundamental, estudantes de Licenciatura (Pedagogia, Letras e outros) e de Bacharelado (Linguística e outros), bem como de pós-graduação, além de profissionais ligados a esses níveis de ensino. As inscrições serão realizadas via Portal dos Professores da UFSCar e são 300 as vagas oferecidas. Mais informações sobre Bricolinguagem e o curso estão no Portal da UFSCar.

Pós-graduação em Linguística oferece minicurso sobre atividades sociais e ensino de Línguas

Na próxima quarta-feira, dia 28 de junho, o Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) da UFSCar realiza o minicurso “Atividades sociais e ensino de Línguas: uma relação que dá certo”. O encontro vai oferecer um panorama sobre o conceito de Atividades Sociais com a abordagem da Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural (TASHC). O intuito é buscar estratégias para o ensino-aprendizagem de Língua materna e estrangeira, de modo que seja possível pensar em uma educação mais condizente com a vida real. A atividade propõe que os participantes compreendam os fundamentos da TASHC e, por consequência, das Atividades Sociais, além de pensarem de modo colaborativo sobre maneiras de levar os elementos da Teoria para o trabalho em sala de aula. A atividade será ministrada por Julia Larré, pós-doutoranda no PPGL, sob supervisão da professora Rita Barbitrato, do Departamento de Letras (DL) da UFSCar. As inscrições são gratuitas, limitadas e devem ser feitas no próprio local do evento, a partir das 13 horas. O evento tem início às 14 horas e acontece no Auditório da Unidade Especial de Informação e Memória (UEIM), localizado no prédio do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH), área Sul do Campus São Carlos. Mais informações estão disponíveis neste link.

Curso em reabilitação neuropsicológica está com inscrições abertas

O curso de especialização em “Reabilitação Neuropsicológica – tópicos básicos para atendimento da Criança e do Idoso”, oferecido pela UFSCar, está com o período de inscrições aberto até o dia 31 de julho. Dentro da área da Neurociência do bem-estar são abordadas doenças neurológicas da infância e do envelhecimento, além de temas como cérebro, desenvolvimento, qualidade de vida, memória, linguagem e percepção. A pós-graduação trata dos principais conceitos relacionados ao tratamento de problemas entre o cérebro e o comportamento humano, desde a avaliação do paciente ao plano de reabilitação, passando também por expectativas e prognósticos. Durante as aulas, os pós-graduandos aprendem a definir, propor e praticar técnicas, metas e modelos de reabilitação dirigidos ao idoso e à criança. O curso tem a duração de quatro semestres, num total de 360 horas/aula. Os encontros ocorrerão em um final de semana por mês, aos sábados e domingos, no Campus São Carlos da UFSCar. As aulas têm início em agosto, com previsão de término em julho de 2019. Profissionais das áreas de Educação e Saúde podem participar. Os interessados devem se inscrever por meio do site www.dpsi.ufscar.br. As vagas são limitadas. Mais informações pelo site www.reabilitaneuro2017.faiufscar.com, pelo e-mail reabilitaneuropsico@gmail.com ou pelo telefone (16) 3351-8455.